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Ciclo de Vendas do Marketing Médico Digital para Clínicas e Consultórios.

Muitas pessoas acham que fazer Marketing Digital é simplesmente ter um website, uma página no Facebook ou um perfil no Instagram. Aqui vamos explicar para você como funciona o Ciclo do Marketing Digital Efetivo. Ou seja, o Marketing digital que converte o leitor do seu Blog, página do Facebook ou Instagram em consulta marcada ou em mais pacientes frequentando sua clínica e/ou seu consultório. Para entender como converter esse leitor em paciente precisamos entender os conceitos de Funil de Vendas, Jornada do Paciente e CRM (Customer Relationship Management).


O que é o Funil de Vendas?


O Termo Pipedrive ou Funil de Vendas vem sendo muito utilizado para gerenciar ações de equipes de vendas na Indústria Farmacêutica. O Funil de Vendas na verdade vem de um Acrônimo criado por Edward Kellogg Strong, em 1978 no livro “A Psicologia das Vendas e da Propaganda”, AIDA – Atenção, Interesse, Desejo, Foi uma dos primeiros modelos formados para descrever o comportamento do consumidor.

É possível chamar a Atenção nas Redes Sociais, mas como fazer com que esse seguidor se transforme em consumidor? Como migrar da Atenção para a Ação? Como transformar Interesse em Desejo? No Marketing chamamos de Jornada do Cliente. Tratando-se da área da Saúde, vamos tratar como Jornada do Paciente.




O que é a Jornada do Paciente?


É o termo dado para descrever o caminho que um individuo leva desde o momento em que ele se depara com sua marca ou



produto até o ato de compra. Neste caminho o Paciente transita por 4 fases: Conscientização, Identificação, Aprofundamento e Consulta.

Como já falamos, na área da saúde temos como principal cliente o Paciente. O paciente só procura o profissional de saúde quando tem um problema. Hoje, 9 a cada 10 Brasileiros pesquisam sobre termos de saúde antes ou depois da consulta médica. Com a evolução da internet, o paciente também evoluiu. Ele está mais informado. Chega muitas vezes no consultório já falando o que tem. É o poder do Dr. Google. 90% dos Brasileiros recorrem a ele todos os dias. Pois é, o seu paciente está no meio digital procurando informações por saúde o tempo todo. O Brasileiro é a 3a população que passa mais tempo conectada(9hs/dia), e a primeira se tratando de tempo gasto nas Redes Sociais (4hs/dia). Então onde devemos chamar a Atenção desse público? E como percorrer o caminho passando pelo Interesse, evoluindo para o desejo até se transformar numa Ação?

Veja abaixo alguns conceitos que vamos tentar te mostrar o caminho utilizando Estratégias de Customer Relationship Management (CRM) para se comunicar de forma cada vez melhor e mais eficaz com o seu público alvo.


O que é CRM?


CRM aqui não é Conselho Regional de Medicina, mas vem do termo em Inglês, Customer Relationship Management. Trazendo pra nossa língua, seria a Customização da Gestão do Relacionamento com o Cliente. Ou seja estratégias e ferramentas para customização das propagandas através da segmentação de nichos no seu público alvo. Podemos segmentar por sexo, faixa etária, profissão, grau de escolaridade e outras características além de uma combinação de dados que variam de negócio para negócio. O Objetivo é enviar mensagem certa, pra pessoa certa, na hora certa pelo meio certo e se ela autorizar.



O que é Marketing Digital?


Costumamos definir Marketing Digital como um conjunto de táticas e ações no mundo online que serve para agregar valor a um determinado produto ou serviço com o objetivo de levar o seu público alvo à aquisição online ou off-line destes. O Marketing Digital deve funcionar como um Funil de vendas, que atrai leitores através de conteúdos online e constrói um relacionamento através das redes sociais para finalmente transformar seus seguidores em consumidores do seu produto ou serviço. Com a vantagem de custo menor, alcance maior e mais preciso no seu publico alvo. Acompanhamento em tempo real do seu investimento em publicidade permitindo ajustes e melhorias nas campanhas.


Como tudo na vida, o Marketing Digital também precisa de planejamento. É no Plano de Marketing Digital que traçamos os objetivos e definimos as campanhas e os meios que utilizaremos para chegar onde queremos. Os recursos são diversos como Blogs, LandPages, Videos, Infográficos e E-Books. Nas redes sociais hoje enumero com as fundamentais, o Facebook, Instagram, Linkedin, Google+ e Twitter, além das novidades que surgem a cada dia. Se tratando de Google, precisamos entender sobre Adwords, Adsense, Analystics, Trends, Palavras Chaves, Tags, SEO e SEM. Além do mundo dos Games e Aplicativos para dispositivos moveis para Android e IOS.


Assim formatamos o Ciclo Efetivo do Marketing Digital. Unindo estratégias consolidadas de Marketing e de Vendas aliadas as novas ferramentas Digitais que surgem a cada dia. Conseguimos criar um modelo de sucesso já testado e implantado com sucesso em algumas clínicas.

O Ciclo do Marketing Digital Efetivo utiliza de uma série de ferramentas digitais para construir um relacionamento com seu publico alvo com o objetivo final de vendas. Através do Funil de Vendas, identificamos a melhor forma de comunicação com cada segmento do seu negócio e o guiamos através da Jornada do Paciente.


Nos próximos artigos falaremos sobre as principais ferramentas para construir um Ciclo de Vendas de Marketing Digital e de Conteúdo efetivo na área da Saúde. A partir daí você já poderá fazer o seu próprio Marketing Digital. Ou estar mais hápito a selecionar o prestador de serviço correto para o seu negócio. Como sempre defendo, cada um na sua especialidade, um bom Marketing Digital é muito mais complexo e exige um grande conhecimento e equipes bem especializadas para realizar cada etapa da sua comunicação. Acompanhe aqui informações, dicas, novidades, analises de ferramentas e do comportamento do consumidor digital.

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