Atualmente presente nas matérias da impressa, o Coronavírus tem chamado a atenção por sua escalabilidade de infecção, por isso vale a pena ficar atento!
O que é? É um tipo de vírus que recebe o nome de coranavírus (2019 n-CoV - corona significa coroa em italiano e espanhol) porque no microscópio sua forma remete a uma coroa. É capaz de infectar animais e pessoas, causando doenças respiratórias, como resfriados e pneumonias, podendo causar a morte.
Sintomas - Febre, tosse, falta de ar e até em casos mais graves, evoluir para pneumonia, síndrome respiratória aguda grave ou insuficiência renal.
Como e onde surgiu? Ao que tudo indica, provavelmente em algum mercado da cidade chinesa de Wuhan, onde são vendidos animais vivos para alimentação humana (comum naquela cultura).
Tratamento - Ainda não há nenhum remédio disponível para combater o coronavírus de Wuhan. O tratamento recomendado é o suporte dos sintomas da doença.
Casos confirmados - Na China, país de origem, mais de 11.821 pessoas já foram infectadas e cerca de 259 mortes confirmadas. São mais de 36 mil pessoas em em observação. Há também casos confirmados na Tailândia, Taiwan, Vietnã, Arábia Saudita, Cingapura, Coreia do Sul, Japão e Estados Unidos.
E no Brasil? Segundo o Ministério da Saúde, 12 casos sendo: Ceará (1), Paraná (1), Rio Grande do Sul (2), Santa Catarina (1) e São Paulo (7), suspeitos de síndromes respiratórias foram notificados, mas até então, nenhum deles se enquadrou nas definições do coronavírus chinês.
Fontes: GNews, Hospital Albert Einsten e Ministério da Saúde. Foto: GNews
Yorumlar