Artigos Recentes

Tags

As 7 inovações mais impactantes de TI na área da saúde

Estivemos na Feira Hospitalar 2018, acompanhamos algumas palestras, visitamos quase todos os stands e colhemos muita informação para compartilhar com você. Se você é médico ou ligado a área da saúde vai querer ver as novidades tecnológicas que estão reformulando o setor na área da saúde.

Temos na área da saúde um cenário desafiador como envelhecimento da população, queda da taxa de fertilidade e o crescimento dos custos com saúde, e o principal componente, o paciente. Que nos dias de hoje está cada vez mais informado e emponderado. As formas de relacionamento com ele mudaram, e os meios digitais são os mais utilizados hoje para comunicação. Vou descrever abaixo algumas Inovações que estão transformando algumas áreas do setor da Saúde.

1.INTELIGENCIA ARTIFICIAL

John McCarthy, quem cunhou o termo em 1956 ("numa conferência de especialistas celebrada em Darmouth Colege" Gubern, Román: O Eros Eletrónico), a define como "a ciência e engenharia de produzir máquinas inteligentes". É uma área de pesquisa da computação dedicada a buscar métodos ou dispositivos computacionais que possuam ou multipliquem a capacidade racional do ser humano de resolver problemas, pensar ou, de forma ampla, ser inteligente. Enquanto tem gente achando que Inteligência Artificial ainda é ficção, existem bilhões de dados sendo analisados e criados por máquinas inteligentes. Na área da saúde também ela já está sendo aplicada numa infinidade de áreas. Desde softwares de gestão hospitalar otimizando recursos, como auxiliando em cálculos e análises em pesquisas clínicas e na integração entre homem e máquina. Até sua clínica e consultório pode se beneficiar da Inteligência Artificial hoje. Por exemplo na marcação de consultas e a respostas a formulários e perguntas mais frequentes nos seus canais de comunicação com o paciente.



2. BIG DATA

O que é o BIG DATA? É o termo utilizado em Tecnologia da Informação para nomear um conjunto de dados muito grande e complexo, armazenados em diversos servidores na nuvem. Os maiores desafios nessa área são: Análise, Captura, Curadoria de Dados, Pesquisa, Compartilhamento, Armazenamento, Transferência e Visualização. Por se tratar de uma enorme quantidade de dados, precisamos de maquinas e softwares especiais para manipular esses dados, cruza-los e transforma-los em novas correlações. BIG DATA na Saúde.O Caso mais famoso de BIG DATA na saúde é o Projeto Genoma Humano. O padrão genético do ser humano contém aproximadamente 3 bilhões de pares de bases químicas. Decifrar o código genético é compreender as dezenas de milhares de genes que compõem o DNA humano, tarefa que necessita de muito processamento de dados. Impossível de se realizar numa planilha de Excel. Mas foi possível com a vinda do BIG DATA pra área da saúde. O Projeto Genoma Humano começou em 1990. Você pode imaginar hoje a quantidade de estudos que estão acontecendo ao redor do mundo, interligando dados entres os maiores centros de medicina e pesquisa, contribuindo para uma enorme aceleração no desenvolvimento de novos tratamentos, diagnóstico e prevenção de doenças. 3. TELEMEDICINA

É a utilização de tecnologia da informação e telecomunicação para a troca de informação e atenção médica à pacientes e outros profissionais de saúde localizados a distância. Aqui são infinitas as possibilidades, serve tanto para equipes médicas multidisciplinares compartilharem laudos e anamneses e discutir sobre o melhor tratamento para paciente em tempo real, cada um no seu consultório. É uma mudança de paradigma. Muitos pacientes reclamam que os médicos hoje nem encostam no paciente. E os pacientes de hoje, nasceram no mundo digital. O atendimento médico pessoal nunca vai acabar, mas você pode ampliar seu atendimento com acompanhamento pré e pós visita, e outras possibilidades.


4. DEVICES WEARABLE


Hora de Morfar!!! Sim, viramos Power Rangers. Relógios, pulseiras, óculos, roupas conectadas a internet com ferramentas e funções que nos dão “super poderes”. Usando uns óculos do Google tenho acesso a todos os bandos de dados da internet na tela dos meus óculos. Se o Batman tivesse um desses, oque seria o Alfred? Na saúde já temos inúmeros devices que monitoram alguns parâmetros do paciente em tempo real. Agora imagine um Marca-Passo, ligado a um monitoramento de Inteligência Artificial conectado ao sistema único de saúde. Esse paciente pode receber a ambulância em casa, antes mesmo de ter um infarto. Quantas mortes seriam evitadas?


5. DATA DRIVER

Como hoje as relações estão todas no meio digital, isso cria uma teia de dados. Quem souber captar e trabalhar esses dados, conseguira compreender melhor o seu público alvo. Analytics é uma palavra comum hoje em muitas ferramentas digitais. Desde o Google e Facebook, como aplicativos de gestão de clínicas e hospitais. As empresas mais modernas hoje são dirigidas e gerenciadas através de dados. As decisões são tomadas baseada em dados, diminuindo erros e otimizando ações. A área da Saúde também tem usado esses dados para personalizar cada vez mais a medicina. Hoje cada vez mais se fala em Medicina de Precisão. Hoje é possível juntar dados de um mapeamento genético dos pacientes com exames laboratoriais mais os hábitos diários e montar um diagnóstico mais preciso permitindo um tratamento mais eficaz e seguro. Utilizando o tratamento certo, no paciente certo, no momento certo.



6. IMPRESSAO 3D

Tecnologia que forma um modelo tridimensional criando sucessivas camadas de material. Seu diferencial é a facilidade, velocidade e custo ao reproduzir modelos tridimensionais personalizados em diferentes materiais com as mais variadas propriedades físicas, mecânicas, químicas e agora biológicas, entrando assim na área da Saúde.

Falando de tecnologia de Ponta em Impressão 3D na Saúde já temos testes de impressão de órgão com tecidos feitos por células tronco. Mas como realidade no dia a dia, em pleno ano 2018, já temos disponíveis para consultórios, clínicas e Hospitais a impressão de próteses ortopédicas, órteses neurológicas, buco maxilar, todas feitas por programação personalizado pra cada caso e paciente.


7. ROBÓTICA

Robótica é ramo que engloba computação e Robôs, que trata sistemas compostos por partes mecânicas automatizadas e controladas por circuitos integrados, tornando sistemas mecânicos motorizados, controlados manualmente por circuitos elétricos. Integrando a Robótica na Saúde, temos a possibilidade de cirurgias menos invasivas e mais precisas, menos dor e traumas consequentemente. Confiram a o site DaVinci Surgery, já temos 4 Hospitais em São Paulo que possuem está tecnologia e cerca de 13 médicos no Brasil capacitados a opera-la. Você pode encontra-los no site da empresa, um belo exemplo de utilização da Robótica na Saúde.


Sem falar nas Próteses Robóticas que hoje devolvem praticamente todas as funções das mãos, braços e pernas em homens e mulheres amputadas.


E ai?


Qual desses temas você mais te interessou?


Deixe sua opinião, comentário e me diga qual desses temas você que receber mais informação?




whatsapp.jpeg
  • Facebook ícone social
  • Google+ ícone social
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn ícone social

Desenvolvido por MMD CNPJ: 33.602.877/0001-01 | © Copyright 2019 - Todos os direitos reservados.

  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social
  • Google+ ícone social