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Análise de Mercado para Clínicas e Consultórios


A Análise de Mercado é uma parte muito importante do Plano de Negócios de uma empresa. Com a finalidade de conhecer melhor a área de atuação e os potenciais pacientes para sua clínica ou consultório. Aqui, identificamos o cenário da economia, os concorrentes e fornecedores. Fundamental para definirmos mais tarde uma oferta, a qualidade, preço, formas de distribuição e atuação, onde montar a clínica e como posicionar seus produtos e serviços. A Análise de Mercado deve ser feita constantemente e não só na etapa do planejamento de um negócio. Você precisa estar atualizado sobre todos os movimentos da sua área para identificar novas oportunidades e se proteger de novos concorrentes com tecnologias mais modernas e eficientes.


O ponto chave de uma boa análise de mercado é não só a quantidade de dados mas a qualidade dos dados.


Onde conseguir fontes de Dados?

Existem dois tipos de fontes de Dados. Primário e Secundário. A fonte primária é a coleta de dados próprios através de Pesquisa de Mercado. Existem vários tipos de pesquisa de Mercado que iremos tratar em outro Artigo. Veja abaixo os Tipos de Pesquisa mais utilizados:

  • Análise da concorrência;

  • Tracking de marca ou campanha;

  • Avaliações de ações de PDV;

  • Hábitos de consumo

  • Hábitos de mídia;

  • Pontos de contato

  • Posicionamento de marca

  • Pré-teste de comunicação

  • Teste de conceito de produto;

  • Pesquisa para avaliação de novas embalagens.


Já as fontes de Dados Secundários, são dados disponibilizados por terceiros como Institutos de Pesquisa, Governo, Faculdades e Associações do Setor e outras organizações. Veja abaixo alguns links para ajudar vocês a encontrar dados úteis para plano de marketing da sua Clínica ou Consultório Médico.

  • https://www.ibge.gov.br/

  • http://datasus.saude.gov.br/

  • http://dados.gov.br/

  • http://portal.anvisa.gov.br/

  • http://www.bmfbovespa.com.br/

  • https://www.euromonitor.com/

  • http://www.sebrae.com.br/

Agora que você já sabe onde procurar as informações vamos te guiar quais informações levantar e como estruturar. Através das Análises de Cenário, Clientes, Concorrentes e Fornecedores.

Análise do Cenário

Aqui precisamos levantar informações mais abrangentes da economia como um todo e da sua região. Assim como uma análise da área de atuação. Procure levantar as principais dificuldades enfrentadas por quem já atua na área.

  • Quantas Clínicas e Consultórios da sua especialidade atuam na sua região?

  • Quais serviços prestados com excelência e deficiência?

  • Como está a economia da sua cidade?

  • População está crescendo?

  • Como está a oferta de crédito e qual a expectativa da economia para os próximos meses?

  • Quais os serviços e preços praticados?

Análise dos Clientes

Como estamos lidando com um Plano de Marketing para área da saúde, precisamos mudar a palavra Cliente para Paciente. Analisamos aqui a Jornada do Paciente. Como esse paciente se comporta quando o assunto é saúde? O Comportamento do paciente muda de acordo com Sexo, faixa etária, poder aquisitivo, grau de instrução e outros fatores. Saber quem é seu cliente é fundamental para sua estratégias e futuras ações de comunicação. Quem é o seu paciente?


  • Onde ele mora?

  • Quanto ele ganha?

  • Quantos anos ele tem?

  • Ele é homem ou mulher?

  • Para quê ele procura o serviço? Como ele o utiliza?

  • Como ele fica sabendo sobre novos serviços?

  • Como ele escolhe quem vai atende-lo?

  • Ele compra pela internet ou prefere ir a uma loja?

  • Ele prefere pagar à vista ou precisa de um financiamento?

  • Ele tem plano de Saúde?

  • Procura atendimento de saúde na Rede Privada ou Pública?

Análise dos concorrentes

Identificação dos concorrentes – Faça uma análise criteriosa de quem é o seu concorrente. As vezes um concorrente pode ser nosso principal parceiro. Baseado na sua área de atuação e limitação geográfica, faça uma analise dos 5 Ps, de cada concorrente. Praça, Preço, Promoção, Produto e Pessoas. Com o acesso a internet, os concorrentes extrapolam as barreiras geográficas. Analise seus concorrentes digitais também.

Praça – Onde o seu concorrente atua? Mesma Cidade? Bairro?

Produto – Quais serviços e produtos são entregues?

Promoção – Como esses concorrentes promovem seus serviços?

Preço – Qual o preço praticado, formas de pagamento, planos e pacotes.

Pessoas – Qual a qualificação das pessoas envolvidas. Equipe Técnica e atendimento.


Análise dos Fornecedores

Se você está montando um consultório apenas para atendimento de serviços, provavelmente seus fornecedores serão mais simples como material de escritório, gráficas, uniformes, contador e marketing. Mas se você está montando uma Clínica de Vacinas, ou diagnóstico por exemplo. Você terá o fornecedor da Tecnologia aplicada, distribuidores e produtores dos produtos a serem comercializados. Os quais você deve manter um relacionamento comercial saudável e fazer avaliações periódicas. Essa parte está ligada diretamente ao preço e qualidade do seu produto ou serviço. Avalie velocidade de entrega, qualidade da embalagem, preços, impostos, condições de armazenagem e outros critérios que sejam pertinentes a sua área de atuação.

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